PRF flagra caminhão com carga irregular no Rio de Janeiro
A Polícia Rodoviária Federal realizou, na última quinta-feira, 07 de abril, a Operação de…
27/02/2021 às 14:50
A produção dos eixos elétricos 14Xe da Meritor vai começar no segundo semestre deste ano, conforme destaco em comunicado divulgado pela empresa. Esse eixo é voltado para veículos comerciais médios e pesados, e é projetado para fornecer eficiência, desempenho, economia de peso e utilização de espaço. A produção será nas instalações da Meritor em Asheville e Forest City, Carolina do Norte, nos EUA.
Os caminhões Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520, do Grupo Paccar, serão os primeiros modelos a serem equipados com os novos eixos. O contrato entre as empresas foi fechado no começo do ano passado. O 14Xe é o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias globais para a mobilidade.
“Um ano depois, estamos nos aproximando da produção e nos preparando para colocar os veículos nas estradas. O 14Xe foi testado em várias condições em todo o mundo com diversos OEMs, tipos de veículos e aplicações, para oferecermos à indústria uma tecnologia de trem de força elétrica comprovada”, afirma T.J. Reed, vice-presidente de Eletrificação Global da Meritor.
Além da Paccar, Lion Electric, Autocar e Volta Trucks usarão os eixos em seus produtos a partir de 2022.
Apresentado no Brasil durante a Fenatran em 2019, o trem de força elétrico conta com um motor elétrico central, com versões de transmissão de simples, duas velocidades na configuração Standard, e versões de transmissão de duas e três velocidades na configuração Premium de aplicação. O 14Xe possui o motor elétrico e transmissão integrados ao eixo trativo, oferecendo mais espaço para a bateria, inversores e demais componentes necessários ao tipo de motorização para veículos elétricos.
O trem de força da Meritor, Blue Horizon 14Xe possui uma arquitetura modular e foi desenhado para equipar caminhões médios e pesados a partir de 8ton de PBT. O 14Xe está sendo desenvolvido para ser utilizado em múltiplas configurações e aplicações e é montado em uma carcaça convencional que facilita a integração com o veículo. Como parte integrante da arquitetura modular, o 14Xe oferece três opções de potência contínua: 150, 180 e 200kW. Conta ainda com uma larga faixa de reduções, incluindo a opção de utilizar reduções nos cubos para aumento da capacidade de torque.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro
Por: Blog do Caminhoneiro
A Polícia Rodoviária Federal realizou, na última quinta-feira, 07 de abril, a Operação de…
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução Nº848, de 08 de abril…
No transporte de carga estamos acostumados a controlar os requisitos básicos de Peso Bruto…